segunda-feira, 2 de abril de 2012

A proposta socialista para a defesa do meio admbiente



As soluções já existem

A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.
Com a participação de representantes de diversos países, a Cúpula vai apresentar soluções e novos paradigmas dos povos para os problemas mais graves enfrentados hoje no mundo.

Na expectativa do início da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, que se realiza de 13 a 22 de junho e da realização da Cúpula dos Povos, nós da ACJM-MG não poderíamos deixar de trazer para o cenário mundial, que será a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, a obra revolucionária de António Nunes Jimenez.

Em 2009, a Associação Cultural Jose Marti de MG teve o seu primeiro contato com o legado de Antonio Nunes Jimenez, por meio do lançamento do livro: “ Dos bosques aos canaviais: uma história ambiental de Cuba 1492-1926", do profº. Dr. Reinaldo Funes Monzote, da Universidade de Havana. Prefaciado pelo coordenador geral da Fundación Antonio Núñez Jiménez de la Naturaleza y el Hombre, Armando Soriano, o livro nos convida à reflexão em torno da irracionalidade ambiental da racionalidade econômica. O objetivo foi trazer para o leitor mineiro a oportunidade de acompanhar um debate atualíssimo em Cuba, e que serve de parâmetro para nós brasileiros.

Os laços foram se estreitando e agora, às vésperas da Rio + 20, temos o prazer de comunicar que estamos trabalhando no sentido de fazer as gestões necessárias junto a editoras e instituições progressistas, para trazer a tona no cenário internacional a obra deixada por mais esta empreitada revolucionária no campo da defesa do meio ambiente.

Para tanto, estamos à disposição para possíveis parcerias no sentido de trazer a obra já publicada e um acervo inédito que a fundação tem para disponibilizar ao público brasileiro e demais países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário